Amazônia Onírica – Espaço de Arte

Posts

AMAZÔNIA ONÍRICA – ESPAÇO DE ARTE

Há tempos venho querendo fazer um curso básico de pintura em tela que pudesse me apresentar aos conceitos e técnicas básicas desta arte, mas infelizmente as opções aqui em Manaus sempre foram bem escassas.

Na semana passada descobri uma iniciativa que merece aplausos de pé: o artista visual Nelson Falcão está ministrando cursos de história da arte, desenho e pintura na Amazônia Onírica - Espaço de Artes, abrindo oportunidade ímpar para profissionais, estudantes ou admiradores das artes visuais, como eu.

O talentoso amazonense é formado em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, com especialização em História da Arte e experiência profissional em pesquisas acadêmicas, produção e educação. Além de atuar como coordenador pedagógico do Curso Virtual Arte e Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, pretende ainda criar um Liceu de Artes para cursos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Os amazonenses agradecem penhoradamente.

O curso de desenho trabalha a percepção, memória visual e síntese criativa na formação de esboços/croquis para projetos no campo do Design, Design de Interiores, Arquitetura e Artes Visuais.

O curso de pintura aborda os fundamentos da aplicação na técnica da pintura sobre tela, também com aperfeiçoamento da percepção, reflexão e síntese criativa no desenvolvimento da sua própria poética visual.

Já o de História da Arte aborda as diferentes funções da Arte, do Renascimento às Vanguardas do Século XX, permitindo ao aluno desenvolver a percepção das peculiaridades da arte, bem como o alcance dos fenômenos culturais.

Os cursos iniciaram em maio e tem duração de dois meses. Isto significa que novos cursos iniciarão apenas em agosto, e eu quero dizer a vocês que estou roendo as unhas para decidir qual curso fazer primeiro.

Eu então não poderia estar mais feliz porque projetos como este nos dão esperança. Esperança de quê? De que um dia, a arte – sob todas as formas – será mais acessível em nosso País. Porque a arte, como sempre digo, a arte nos salva da vida.

 

Informações adicionais:

- Blog “Onde Nascem os Mitos” - http://ondenascemosmitos.com/

- Email: nelson@nelsonfalcao.com.br

- Amazônia Onírica - Espaço de Artes: Rua Fortaleza, Adrianópolis.

3 comentários em “Amazônia Onírica – Espaço de Arte”

  1. Shirley Firmino - 18 de dezembro de 2016 22:36

    Bom dia! Gostaria muito de saber se há uma programação para 2017. Queria aprender a desenhar para pintar em tela

    Responder
  2. Nelson Falcão - 26 de maio de 2015 10:55

    Sálvia, nas belas e sábias palavras de Ferreira Gullar, “A Arte existe porque a Vida não basta”. Fiquei muito feliz também pela iniciativa de seu blog em divulgar projetos como o meu. Percebo que, aos poucos, nós, amazonenses, estamos despertando para o real significado e necessidade da Arte. Grato mais uma vez pelo seu apoio ao OndeNascemosMitos Espaço de Arte (Projeto Amazônia Onírica). Grande Abraço!
    Nelson Falcão

    Responder
    1. salvia - 26 de maio de 2015 15:09

      Obgd pela visita ao site, Nelson! 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *